segunda-feira, 24 de abril de 2017

Papas à Jasmim

Quando a Jasmim nasceu, decidimos que eu iria amamentá-la até ao máximo que conseguisse e ela quisesse. Sem stress, sem pensar no dia seguinte. Cada dia de amamentação era, para mim, uma vitória. Passados os 6 meses de amamentação exclusiva, o objetivo principal estava cumprido e a partir daí, considero um presente cada dia de amamentação que passa.

Chegados os 6 meses, foi também momento de introduzir a alimentação diversificada. Comigo, já tinha vários livros e pesquisas sobre o Baby-Led-Weaning, que sempre me pareceu o método mais assertivo, no nosso caso, já tinha em minha posse informação suficiente, mas como a prática difere sempre da teoria, acabamos por fazer um misto entre BLW e alimentação tradicional, por ser mais confortável para todos.

No entanto, desde cedo que me recusei a oferecer à Jasmim as papas que encontramos no mercado, por considerá-las mais artificiais, com açúcares adicionados. Fui às compras e fiz um stock de farinhas em casa, primeiro sem glúten e mais tarde com ele -  Milho, Aveia (esta, em flocos, que depois trituro), Trigo, Alfarroba.

As possibilidades são intermináveis - água ou mais tarde, bebida de aveia/arroz como base, farinha, fruta (colocada só no final, antes mesmo de amassar ou triturar, para não perderem as vitaminas), ingredientes naturais para adoçar, como sêmola de milho, tâmaras sem glicose, ameixa preta. Não é segredo que uma alimentação saudável deve ser variada. Assim, ao introduzirmos diferentes farinhas, damos à Jasmim diferentes nutrientes - das fibras presentes na farinha de milho às vitaminas do complexo b, como a aveia. O melhor de tudo: Feitas na hora, sem corantes, nem conservantes!

Quase em simultâneo, introduzimos a Banana, como primeiro sólido, tal e qual como nós a comemos. Mais tarde, quando foi altura de introduzir a carne/peixe na sopa, não o fizemos, demos-lhe a carne e o peixe no prato, além da sopa. Continuamos com o brócolo, inteiro, do tamanho do punho dela, para que fosse, literalmente, roendo!

Em todas as (muito poucas) vezes que se engasgou (conta-se pelos dedos de uma mão e sobram), teve o reflexo gag. Hoje, come com prazer qualquer coisa e adora a hora das refeições, sejam brócolos ou bacalhau, seja uma papa mais doce com banana ou uma mais amarga de alfarroba e kiwi.

Deixo algumas ideias de papas caseiras.


Papa de farinha de Alfarroba e Farinha de Milho 

Farinha de Milho e Farinha de Arroz + Abacate

Flocos de Aveia triturados, maçã, bebida de aveia, tâmaras sem glicose e ameixa seca


Papa de Mirtilos e Banana




Sem comentários:

Enviar um comentário