terça-feira, 18 de abril de 2017

Cápsula do Tempo

Há muito tempo que eu e o primo Pedro temos esta vontade de encontrar a cápsula do tempo. Não qualquer tempo, mas o tempo que realmente nos antecede, o tempo em que aconteceu o momento certo, no lugar certo, para que hoje, no nosso tempo, sejámos primos um do outro. Para que neste tempo, a minha filha exista porque noutros tempos, eles existiram.

Encontrei os arquivos da Torre do Tombo, disponíveis digitalmente desde há 4 anos e bastou uma mensagem para que juntos, voltássemos a procurar, determinados, a história que nos escreveu.

Num dia só, o Pedro (que é meu primo paterno)  encontrou a data de casamento dos nossos trisavós no Familysearch e a partir daí chegamos a uns dos nossos quintavós, pelos registos do arquivo distrital que guardam todos os livros com mais de cem anos. Tudo sem sair da cadeira.

O caminho continua...falta-nos desnudar o lado direito da árvore e, para o lado esquerdo, uma lente de aumento para descodificar estes verdadeiros manuscritos do passado, escritos num português, ele próprio quintavô do acordo ortográfico.

Estamos em 1809, com a Maria Rita Villa Lobos, na Horta - Faial. A mulher que atravessou o atlântico para dar à luz o Carlos, em Lisboa, cujo neto nasceria em Manaus, no Brasil, antes de ser pai da nossa linda e portuense Avó Marilia.

Um brinde aos Villa Lobos, aos Machados e aos Dantas que plantaram a nossa árvore da vida.

Eu, por enquanto, deixo-vos para viajar até Penafiel, pois se as minhas ramificações maternas não existissem também, outras flores brotariam, com certeza, mas não viriam da Maribelle, nem seriam de Jasmim.

Foto da nossa avó Marília com os cinco filhos, incluido o meu pai e o do Pedro, para enviarem ao Fernando, que estava em França.

registo de casamento encontrado no tombo

Horta - Faial , naturalidade da nossa quintavó

Igreja de São Martinho, situada em Cedofeita, lugar onde a maioria da nossa familia passou. Para nascer, viver, casar ou morrer.

Manaus - Amazonas. Nascimento do nosso bisavô e local onde é muito mais difícil conseguir registos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário