domingo, 30 de julho de 2017

Filha da Mãe

Se há relação filha da mãe é a de mãe com filha e filha com mãe. Cabe tudo lá dentro: amor, zanga, ciume, raiva, medos, confissões, magia, melancolia, traumas, abraços, culpas e embalos.

Mãe com filha é um círculo labiríntico como o útero que se expande e regressa ao lugar, que ao mesmo tempo as une e as separa. O meu útero não é o teu útero mas eu já lá estava também, quando o teu útero tinha lugar noutro útero.

Talvez aqui esteja a razão ou a falta dela...pouco importa. Talvez a relação com a mãe tenha mesmo que ser um meio-termo, um assunto-para-sempre-inacabado.

Quero ser como tu e não quero ter nada a ver contigo. Quero seguir o teu exemplo e não quero repetir as tuas falhas. És imperfeita aos meus olhos mas desenho-te perfeita aos olhos dos outros e ai deles que risquem o meu retrato de ti. E eu? Quantas vezes risquei o desenho que fizeste de mim? E tu, quantas vezes me pintaste como querias que eu fosse, em vez de como era?

Ainda hoje fazemos isso, ainda hoje discutimos, ainda hoje me culpo por discutir, ainda hoje batalhas entre a tua vontade de viver a tua vida e a tua incapacidade de deixar de estar ao meu lado. Ainda hoje quero a minha bolha, desde que saiba onde estás.

No meio destas coisas que nunca te disse, o que quero mesmo dizer-te é que é bom ainda ouvir "diz", quando digo " Mãe ".



1 comentário: