quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ao pé de Sesimbra I

Depois de dez dias de férias a cinco. as últimas férias foram passadas a três, em Sesimbra. Apesar das minhas parcas memórias de infância, havia ainda muito por explorar e juntos ainda não o tínhamos feito. Nem houve tempo para desfazer as malas, assim que chegamos do Parque Natural de Montesinho, passamos uma noite em casa e rumamos a Sul.

Chegamos ao final da tarde e já só tivemos tempo para pousar os pertences e procurar um sítio para jantar. Ligeiramente afastado do centro, quando se percorre a estrada a pé e parece já não haver mais restaurantes, surge o  restaurante "Lobo do Mar", onde se pode apreciar um peixe fresco, claro! Comemos lulas e choco, mas foi à saída que encontramos a maior das surpresas. Avisto ao longe uma cauda felpuda, junto à berma de uma estrada completamente citadina e pergunto ao Jorge "aquilo é mesmo o que estou a pensar!?" Uma Raposa que se manteve intacta, nos deixou aproximar, fitando-nos, enquanto continuava a pegar no pedaço de carne que ali a chamara. Uma Raposa que nos saudou e nos deu as boas-vindas para mais umas férias magníficas.

Um outro restaurante que vale a pena experimentar, é uma pequena "tasca" bem típica, onde se come "bem e barato". Peixe, uma vez mais, claro!!! O "Isaías" foi uma recomendação da minha amiga Helena, uma habituée por estas bandas, que sabe do que fala. Vale a pena chegar cedo...as duas pequenas salinhas enchem rápido e a fila é grande, mas é sempre uma oportunidade de convidar um casal de holandeses a sentarem connosco e conhecer a história deles!

Gastronomias à parte, um dos primeiros sítios que quisemos visitar foi o Portinho da Arrábida. O acesso aos carros é limitado e por isso, especialmente para quem tem bebés, o melhor, mais uma vez, é ir cedo. Pese embora alguma pena por não se manterem as gentes piscatórias naquelas pequenas casas...a paisagem é um postal vivo onde apetece entrar e permanecer, detida na dança que une a terra e o mar.

Amanhã, partilho convosco mais do nosso diário de bordo das férias que já são do ano passado e deixam muitas saudades.





Sem comentários:

Enviar um comentário