segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Três

Três é um número mágico.

Para nós, pelo menos, é...

...e como não há duas sem três, resolvemos aproveitar a viagem de regresso para espremer as horas de férias ao máximo e ir conhecer a árvore mais antiga de portugal, que há registo.

Está em Abrantes, mais especificamente em Carrascos, que pertence a Mouriscas. A melhor maneira de a encontrar é perguntar ao sr. do café, que indica com prazer e orgulho, onde se encontra este tesouro vivo da história.

Tem aproximadamente 3360 anos. Antes encostada à parede de uma casa, respira agora livremente, cercada de um pequeno muro circular. Sendo uma árvore oca, também é possível refugiar-se no seu interior, tocar a sua alma e a sua raíz, imaginar-lhe memórias de homens e mulheres de todos os tempos, vindos de todos os lugares.

Certamente se lhe encostaram cavalos com guerreiros cansados, amantes livres e amores secretos, anciãos celtas, mouros fatigados, romanos sedentos de lhe chamar sua.

Resistiu-lhes a todos, numa força que só pertence à Natureza. Observou a todos, serena. A ventos fortes, sol que queima, neve, provavelmente. Acessos de raiva, choros de lutos precoces, sorrisos de crianças felizes por descobrirem a vida.

Continua lá, para além das guerras e das pazes, coleccionando histórias nas suas folhas.

Sentei-me lá, com a Jasmim e de lá saí, mais certa ainda, que como ela, nada morre.











1 comentário:

  1. Fico imaginando... qual árvore será está? Um feliz Aniversário para você, prima! Com muitos carinhos e mimos, beijos!

    ResponderEliminar